Viagem & Turismo

Viajando pagando barato, entenda a lógica

Ao contrário de diversos outros bens de consumo, passagens aéreas não possuem preço fixo e, além de promoções, os valores diferenciados seguem uma espécie de “lógica” particular que, se você a compreende bem, pode sempre viajar pagando bem menos do que a maioria das pessoas.

Como pagar menos em passagens aéreas

Em um mesmo voo, com mesmos destino e serviços, uma pessoa pode pagar um preço completamente diferente de outra, usufruindo de regalias idênticas. As variações podem ser bastante grande e, antes de se sentir injustiçado, saiba que o fato é comum, regularizado e acontece em todos os lugares do mundo.

O primeiro passo é entender que as companhias aéreas podem “dividir” um único espaço do avião em diferentes setores, dentro da mesma classe. Para evitar um voo com poltronas vazias, que seria sinônimo de prejuízo, a empresa pode iniciar a venda de parte de passagens por valor muito baixo.

A companhia pode, por exemplo, estabelecer que 10 poltronas custarão determinado preço, mais 20 assentos com valor um pouco mais alto, mais 50 lugares com passagens ainda mais caras, assim por diante.

A primeira dezena de pessoas que conseguiu comprar a “cota” mais acessível viajará lado a lado de um passageiro que não pôde arrumar a tempo um assento com o mesmo preço e que terá que viajar pagando mais.

A prática se chama ”Yield management” (ou “Revenue management”), começou a ser adotada no início dos anos 80 e hoje é comum não somente com passagens aéreas, como também no setor hoteleiro e outros serviços.

Apesar no nome complexo, o conceito, de forma ampla e simplificada, está relacionado à ideia básica de oferta e procura, comum em qualquer tipo de transação. Neste caso, quem estabelece os preços médios das passagens são os clientes, e não as companhias, pois vão ditar a demanda do produto.

Se você se deparou com alguma promoção de passagem e, quando decidiu fazer a compra, percebeu que o valor não é mais o mesmo que o anunciado, saiba que o provável é que a cota inicial de passagens baratas tenha esgotado e só as poltronas de outro setor, menos em conta, ainda estão à venda.

Quem planeja viagens com bastante antecedência consegue, de maneira mais fácil, comprar passagens promocionais justamente porque pode acompanhar durante um período de tempo maior as variações e os descontos oferecidos.

Se suas datas de viagens podem ser tocadas, pesquise passagens para o mesmo destino, da mesma companhia, em outros dias. São grandes as chances de conseguir entrar no grupo de passagens mais em conta, às vezes com apenas um dia de diferença.

Como não é possível ficar sempre de olho em promoções das empresas, procure sites de viagens especializados que fazem esse filtro, cadastre-se de acordo com suas preferências e objetivos e receba alertas assim que uma companhia anunciar promoções e disponibilizar passagens baratas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Flex Mag Theme. Theme by MVP Themes, powered by Wordpress.

To Top